Morning Call Distribuindo Valor 31/10

Volatilidade deve continuar em novembro.

Mesmo após a eleição uma confluência de fatores externos que vão desde as tensões comerciais entre a China e os EUA até as preocupações com o crescimento econômico global, as altas taxas de juros nos EUA e os lucros das empresas devem estimular volatilidade nos mercados financeiros nas próximas semanas.

PMI oficial de indústria da China tem menor resultado em 2 anos.

O crescimento do setor industrial da China em outubro ficou aquém do esperado. Um resultando um pouco menor que o de setembro (50.8) já era esperado, porém o PMI Industrial deste mês surpreendeu negativamente em 50,2 – bem próximo da marca de 50 que separa crescimento de contração, mostrando impacto negativo da guerra comercial com os EUA e pressão sobre as tarifas.

Apesar disso, índices Shangai Composite e Tawiam Weifhted fecharam esta quarta-feira em alta

 

João Dória destituirá Karla Bertocco do comando da Sabesp e rejeita ideia de privatização da companhia.

O governador eleito de São Paulo afirmou que substituirá a atual presidente da Sabesp, mas deve manter a companhia sob o comando do Estado, disse ainda que deve ampliar no limite máximo sua capitalização internacional.

Apesar de Guedes falar em urgência, Congresso ainda espera sinalização de Bolsonaro sobre reforma da Previdência.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse ontem que não há “clima na casa” para a votação imediata da reforma e que ainda não tem encontro marcado para discutir o assunto com Jair Bolsonaro ou com a equipe de transição entre o governo atual e o que se inicia em janeiro próximo.

Leia também!  Morning Call - Sexta-Feira - 20/07/2018

Já o presidente do Senado, Eunício Oliveira, lembrou que a tramitação de uma proposta de emenda à Constituição não é simples. Como o decreto de intervenção no Rio impede a votação de mudanças constitucionais, seria necessário que o presidente Michel Temer suspendesse o ato.

EUA –  Dia de divulgação dos Estoques de Petróleo Bruto.

As 11h30 desta quarta-feira, horário de Brasília, será divulgado o estoque semanal de petróleo bruto. A expectativa é de declínio.

Comentário de Carlos Soares, economista e analista CNPI

Na última sessão de outubro, juntamente com as expectativas em torno de uma possível votação da reforma da Previdência e da independência do Banco Central ainda neste ano, as atenções devem se voltar para o encontro de política monetária (Copom) que deve decidir pela manutenção da taxa Selic em 6,5% ao ano.
Mais importante do que a decisão em si será o comunicado que será enviado ao mercado após o encontro que poderá dar pistas sobre o que esperar da política monetária para os próximos agora com a possibilidade de que a reforma previdenciária possa sair em breve.
Outro fator favorável ao ajuste fiscal que entrou na agenda do Congresso Nacional foi o requerimento de urgência para a votação do projeto de lei da cessão onerosa no Senado Federal na sessão plenária de hoje.
Caso seja aprovado o requerimento de urgência o projeto entra na pauta dos senadores e dependerá apenas de um acordo entre as lideranças para sua votação.
O projeto permitirá que sejam leiloadas novas áreas do pré-sal que poderão render aos cofres públicos, segundo estimativas do Ministério da Fazenda, cerca de R$ 100 bilhões.
Mesmo com o cenário externo apresentando riscos, o quadro doméstico segue positivo com a possibilidade de que a agenda de reformas possa ser iniciada com maior celeridade.
Diante disso, a dinâmica dos ativos locais segue de alta com viés de queda nos prêmios na curva de juros.
(Visited 8 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *