Veja como a mudança de CEO pode impactar na cotação das S.A.s na bolsa

CEO? Entenda a importância desse cargo na diretoria de uma S.A

 

Para quem compra ações e estuda empresas das quais irá se tornar sócio, o termo ‘’C.E.O’’ não é nenhuma novidade.

 

CEO é a sigla inglesa para Chief Executive Office, ou seja, Diretor Executivo em português.

 

Ocupa esse cargo a pessoa com maior autoridade na hierarquia de uma organização, sendo responsável pelas principais estratégias, visão e sua representação.

 

Em muitas empresas de porte menor o cargo de CEO não existe, sendo substituído pelo diretor-geral ou presidente-executivo, e até mesmo o presidente do conselho de administração, embora exerçam funções semelhantes, sobre tudo no que tange a representação da organização como um todo.

 

Como muitos de vocês podem ter notado, o ingresso de um CEO de renome anima o mercado instantaneamente.

Isso ocorre porque a liderança de uma empresa por uma pessoa competente e com know how, pode fazer uma verdadeira revolução nas demonstrações contábeis da companhia, bem como mudança no seu business, e até um verdadeiro Turnarond (renovação corporativa, recuperação de valor, mudança substancial no desempenho, na maioria das vezes do negativo para o positivo).

 

Há pouco tempo atrás vimos um claro exemplo de reação negativa do mercado ao tornar- se público a notícia que Pedro Parente, até então Presidente da Petrobras, pedira demissão do cargo.

Leia também!  Especial Análise Técnica - Classificando tendências de acordo com seu grau de relevância

 

Naquele dia, primeiro de Junho deste ano, as ações da Petrobrás chegaram a cair 21%,

tendo suas negociações interrompidas (leilão) devido abrupta queda.

 

O mercado não gostou nenhum pouco dessa notícia justamente por que o CEO, Pedro Parente, carrega em seu nome boa reputação no que tange recuperação de empresas em momentos de crise.

Foi exatamente isso que Parente fez na estatal. Após quatro anos operando ‘’no vermelho’’, seu balanço voltou a apresentar lucros, redução de dívida, desinvestimento de ativos pouco rentáveis, e por consequência disso elevação da nota de risco pela agencia de classificação de risco Moody’s, bem como o aumento expressivo do valor de mercado da empresa, através do aumento da cotação de suas ações na bolsa de valores.

 

Deu para perceber a importância de um excelente CEO dentro de uma empresa?

 

Ele quem estará em posse das rédeas da companhia e ditará seu caminho, para o futuro, ou para o declínio.

 

Há muito mais do estrangeirismo nos cargos das grandes organizações, sobre tudo nas multinacionais e S.A’s.

 

Outro cargo visto e divulgado com frequência pela mídia econômica é o CFO (Chief Financial Officer), ocupando o cargo de Direito Financeiro da organização, e o COO (Chief Operating Officer), mais alto cargo de responsabilidade na área operacional da empresa.

Leia também!  Empréstimo para começar na Bolsa de valores?

 

Falarei mais sobre a importância desses outros cargos em outro artigo.

 

Forte abraço.

Bons Investimentos.

(Visited 74 times, 1 visits today)

Kaio S. Valverde

Especialista em investimentos pela ANBIMA( Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), certificados CPA 10, CPA 20 e CEA. Graduado em Direito, atua desde 2012 na distribuição de produtos de investimento para clientes de diversos segmentos em grandes instituições financeiras. Atua também como planejador e consultor financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *