Morning Call – EUA X CHINA E REJEIÇÃO DE BOLSONARO

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI

Parece que o cenário externo pressionando pelas tensões comerciais entre EUA e China e nosso quadro eleitoral, azedaram de vez o humor dos investidores.

Enquanto EUA e China seguem longe de ter uma trégua, por aqui a preocupação é com a possibilidade de Ciro Gomes (PDT) avançar para o segundo turno.

Tido como um candidato de cunho heterodoxo, o pedetista despontou nas pesquisas com chances reais de vencer Jair Bolsonaro.

No entanto, o que pesou na avaliação dos agentes de mercado foi a alta rejeição do deputado federal em relação aos demais candidatos.

No front externo, a notícia de que a China pedirá permissão à Organização Mundial do Comércio (OMC) para impor sanções aos EUA devido ao não cumprimento de regras questionadas pelos asiáticos em 2013, elevou o tom de cautela por parte dos investidores globais. O episódio será mais um capítulo das complicadas disputas comerciais envolvendo os dois países e que podem contaminar os índices de preços na maior economia do planeta e levar o Federal Reserve a adotar uma postura mais dura (hawkish) nos próximos anos.

Com a agenda econômica mais fraca, a dinâmica dos ativos globais devem permanecer atreladas aos desdobramentos das disputas comerciais envolvendo os norte-americanos e seus principais parceiros.

Por aqui, sem nenhuma perspectiva de mudanças no quadro eleitoral nos próximos dias, o cenário permanece indefinido e deve seguir pressionando os ativos locais.

Leia também!  Morning Call - 19/07/2018

Leia meu artigo especial de hoje Tesouro Direto. O investimento de menor risco do mercado.

Bom dia e bons negócios!em meio às tensões

(Visited 16 times, 1 visits today)

Carlos Soares

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | PUC-SPAnalista de Investimentos Certificado e Credenciado junto à APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)Profissional com 16 anos de atuação no mercado financeiro, com passagens pelo pregão da Bolsa, atuando como analista em consultorias de investimentos e research de corretoras de valores mobiliários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *